top of page

PROJETOS E MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR

Luciana Mafalda Elias de Assis
Mazílio Coronel Malavazi
Polyanna Possani da Costa Petry
Raul Abreu de Assis
Rubens Pazim

ISBN: 978-65-991752-1-3
DOI: 10.46898/rfb.9786599175213

Sinopse

“Projetos e Modelagem Matemática no Ensino Superior” é o resultado notável de um esforço conjunto de professores de Matemática preocupados em ensinar de uma maneira mais dinâmica e abrangente a partir do desenvolvimento de projetos multidisciplinares que utilizam e integram conteúdos das ciências exatas. O objetivo principal é a formação de profissionais no nível superior capazes de interagir nas diversas áreas do conhecimento e desenvolver maneiras de educar mais adequadas aos novos tempos.
Para isso, o livro apresenta exemplos práticos de como a modelagem matemática pode ser usada no ensino, com a elaboração de projetos e a análise dos dados coletados. No processo de compreensão dos fenômenos, são utilizados ajustes de curvas e softwares matemáticos relativamente simples, como ferramentas auxiliares na elaboração dos modelos matemáticos.
O currículo rígido nas escolas sempre foi um dos grandes responsáveis pela demora na introdução de novas formas de aprendizagem, inclusive as que empregam novas tecnologias.
O desenvolvimento do conhecimento depende cada vez mais do uso de novas tecnologias, portanto, para o avanço das ciências, é imprescindível que se tenha nas universidades um currículo mais flexível. Além disso, quando existe alguma conexão do conteúdo curricular (de qualquer área) com um fato ou fenômeno real – ou seja, quando fica evidente a relação entre a teoria e a vida concreta -, o ensino-aprendizagem torna-se mais eficiente e mesmo mais prazeroso, pois vem acompanhado por curiosidade, perplexidade, desejo, vontade de saber. “Projetos e Modelagem Matemática no Ensino Superior” acredita que a melhor forma de abordar algum conteúdo em sala de aula é partindo de problemas práticos, preferencialmente propostos em conjunto com os alunos, levando em conta sua curiosidade, suas inquietações. Dessa forma, eles se tornam corresponsáveis por seu aprendizado e coautores dos trabalhos desenvolvidos.
O desenvolvimento da habilidade de empregar matemática em situações concretas e em outras áreas do conhecimento humano consiste em tomar um problema prático relativamente complexo, transformá-lo em um modelo matemático, ou seja, traduzi-lo na linguagem matemática (de números, gráficos, tabelas, equações etc.), e procurar uma solução que possa em seguida ser reinterpretada em termos da situação concreta original.
Ser capaz de ensinar dessa maneira exige algum treino do professor, já que nem sempre um bom conhecimento de Matemática pura é condição suficiente para a resolução de problemas ligados às outras áreas. O professor que quer melhorar seu ensino também precisa se transformar, adaptar-se às novas exigências de nosso tempo.
Entre elas, está o uso da tecnologia no ensino, demanda acelerada pela necessidade de isolamento social em razão da pandemia causada pelo Corona vírus, que obrigou as escolas a utilizar as aulas virtuais (inicialmente sem muito planejamento ou treinamento adequado de professores e alunos) e empregar recursos tecnológicos em seus cursos. A necessidade provocada pela situação emergencial, contudo, deixou lições permanentes, como a de que a tecnologia é um recurso importante, que não pode mais ser ignorado.
Além disso, as consequências da pandemia, como a economia desfigurada e o desemprego devastador, exigem de nós respostas rápidas, empenho e criatividade para restabelecer o equilíbrio anterior ou criar novos mecanismos de sobrevivência e avanço. O impacto da crise causada por esta pandemia deve obrigatoriamente ser tema de estudo de várias áreas, no mundo todo e em todos os níveis de ensino, afinal a preservação e evolução da raça humana sempre dependeram do conhecimento adquirido em experiências passadas, independentemente da existência de forças que sempre tentaram calar os mais conscientes.
O desejo de dar valor maior à vida, às relações humanas e à preservação do meio ambiente deve impulsionar nossas escolhas educacionais.
Nesse quadro, as ciências em geral e a Matemática em particular, como instrumento de previsão e controle, têm uma grande contribuição a dar. Para isso, é fundamental pensarmos em mudanças educacionais relevantes em que a modelagem matemática, tendo como produto a Biomatemática, ocupe um lugar de destaque.
Este livro, gerado numa época de crise mundial, com propostas concretas para melhorar o ensino de Matemática para as novas gerações, é mais que bem-vindo.

Data de publicação:

18 de janeiro de 2021 20:48:26

Gostou? Comente!
Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Adicionar avaliação
Partagez vos idéesSoyez le premier à rédiger un commentaire.
bottom of page