top of page

Perguntas frequentes

Qualis livro
  • Qual o Qualis da RFB Editora?
    O Qualis-Livro é atribuído ao livro por meio de avaliação quadrienal ao Programa de Pós-Graduação que fará a inserção da obra na Plataforma Sucupira, portanto, são os Programas de Pós-Graduação que são classificados pela Capes, não são as editoras. No entanto, os livros que os Programas inserem na Plataforma Sucupira indicam a qualidade do processo de editoração das editoras acadêmicas. Nesse sentido, estamos em constante busca pela melhoria da qualidade técnica de nossos livros a partir de indicadores de qualidade estabelecidos pela Capes: Livros estruturados conforme ABNT NBR 6029. Publicação online com indicação do link de acesso aberto. Edição atualizada da obra para download gratuito. Publicações em idioma nacional e estrangeiro. Editora científica nacional. Atendemos a grupos de pesquisa, associação científica/profissional ou outra. Conselho Editorial com alta qualificação. Informações sobre os autores ao final do livro. Emissão de parecer e revisão por pares. Inserção de índice remissivo. Aproximação com as principais linhas de pesquisa de Programas de Pós-Graduação de IFES. O Qualis-Livro é um processo de avaliação interno da Capes via Plataforma Sucupira. Não existe relação de editoras avaliadas pela Capes, pois, como já dissemos acima, a Capes não avalia editoras, somente os Programas de Pós-Graduação! Apenas os Programas que inserem os livros na Plataforma Sucupira podem informar o Qualis-Livro desses livros, por isso é importante que as editoras acadêmicas mantenham constante diálogo com os Programas de Pós-Graduação para os quais fazem as publicações. Por fim, em diálogo com Programas para os quais já publicamos, recebemos o feedback de que nossos livros atendem aos critérios para classificação Qualis-Livro desde L5 até L1 (L1 é reservado ao estrato de maior pontuação e L5 ao estrato de menor pontuação). Frisa-se: a Capes não avalia editora acadêmica, portanto, não podemos emitir comprovante de avaliação de Qualis. Para mais informações sobre o Qualis-Livro, acesse a página da Capes aqui!
  • Como é o processo de avaliação editorial e pagamento?
    1- O autor faz o cadastro do original pelo formulário no site, realiza o pagamento da taxa de publicação e recebe a carta de aceite. 2- Após confirmação de pagamento, o original entrará em processo de editoração, se necessário, será solicitado ajuste para viabilizar a publicação. Caso o autor desista da publicação, recebe o dinheiro de volta por meio de reembolso. 3- O prazo para finalizar a publicação é de 10 dias úteis para ebook acadêmico, 05 dias úteis para capítulo de livro e 21 dias úteis para livro físico.
  • A RFB Editora atribui DOI e ISBN em suas publicações?
    Sim. Em todos os livros publicados pela RFB Editora são atribuídos ISBN (International Standard Book Number) e DOI (Digital Object Identifier). No caso de capítulo de livro, em cada capítulo é atribuído um DOI independente.
  • Como é o processo de avaliação de capítulos e de livros?
    O processo de avaliação editorial para publicação na RFB Editora é simples e rápido. Após o envio do manuscrito pelo formulário apropriado, o material é avaliado para: i) verificar se as normas de publicação foram atendidas e; ii) verificar se o manuscrito possui característica de texto científico com problema de pesquisa, objetivo, fundamentação teórica, metodologia, resultados, análises, referências. Se necessário, adequações poderão ser solicitadas para atendimento das normas editoriais.
  • Quanto tempo demora para publicar meu original?
    Temos dois tipos de prazo de publicação de livro e capítulo: publicação regular e publicação imediata. Verifique na página de submissão qual você prefere e faça seu envio!
  • A RFB Editora possui Conselho Editorial?
    Sim. Possuímos um Conselho Editorial constituído por mestres e doutores de diferentes Universidades nacionais e internacionais, saiba mais: https://www.rfbeditora.com/conselho-editorial
  • A RFB Editora emite carta de aceite?
    Sim, após a submissão, a carta de aceite é emitida automaticamente pelo sistema de gerenciamento da editora.
  • A RFB Editora emite nota fiscal?
    Sim. Conforme obrigações fiscais municipais, emitimos Nota Fiscal de Serviço (NFS) por meio da Secretaria de Finança da Prefeitura Municipal de Belém.
  • A RFB Editora presta serviço para empresas públicas ou órgãos públicos?
    Sim. Somos uma empresa privada legalmente constituída e estamos qualificados para prestar serviços para empresas públicas ou órgãos públicos.
bottom of page