PERGUNTAS & RESPOSTAS

Como é o processo de avaliação da RFB Editora?
  • O processo de avaliação editorial de artigos prevê dois momentos: avaliação editorial prévia e avaliação de ajuste técnico. No primeiro momento, após o envio do manuscrito pelo formulário apropriado, o material é avaliado previamente para: i) verificar a aderência do conteúdo a ser publicado a uma das Coleções da RFB Editora; ii) verificar se as normas de publicação foram atendidas e; iii) verificar se o manuscrito possui característica de texto científico com problema de pesquisa, objetivo, fundamentação teórica, metodologia, resultados, análises, referências.  No segundo momento, avaliação técnica, o artigo é avaliado por pareceristas ad hoc (revisão por pares) para verificar possíveis ajustes técnicos a serem solicitados a fim de manter a qualidade elevada das publicações da RFB Editora.

  • No caso do ebook, após o envio do manuscrito pelo formulário apropriado, o material será avaliado para: i) verificar se as normas de publicação foram atendidas e; ii) verificar se o manuscrito possui característica de texto científico com problema de pesquisa, objetivo, fundamentação teórica, metodologia, resultados, análises, referências. 

Quanto tempo demora para publicar meu manuscrito?

Após a confirmação de pagamento da taxa de publicação, o prazo previsto para publicação de artigo é de 15 dias úteis e o prazo previsto para publicação de ebook é de 45 dias úteis.

A RFB Editora atribui DOI e ISBN em suas publicações?

Sim. Em todos os livros publicados pela RFB Editora são atribuídos ISBN (International Standard Book Number) e DOI (Digital Object Identifier). No caso de capítulo de livro, em cada capítulo é atribuído um DOI independente.

A RFB Editora possui Conselho Editorial e Comissão Científica?

Sim. Possuímos um Conselho Editorial e Comissão Científica constituído por mestres e doutores de diferentes Universidades nacionais e internacionais.

A RFB Editora emite parecer ou realiza revisão por pares?

Sim, a análise editorial compreende avaliação prévia e avaliação de ajuste técnico realizado por pareceristas ad hoc (revisão por pares) pertencentes à Comissão Científica da RFB Editora.

Nosso foco é a publicação de trabalhos acadêmicos (resumo expandido, artigo, TCC, monografia, dissertação, tese, relatório técnico, comunicação científica, relato de experiência, revisão de literatura etc.) e obras literárias consideradas relevantes para a comunidade. Conforme orientações da Capes GT Qualis-Livro, emitimos carta de aceite e parecer para todos os manuscritos aceitos para publicação.

Qual o Qualis dos livros publicados pela RFB Editora?

Estamos em constante busca pela melhoria da qualidade técnica de nossos livros. Nesse sentido, nossos ebooks atendem aos critérios para Qualis-Livro L1 Capes (L1 é considerado estrato de elvada qualidade). Os artigos se enquadram como capítulos e recebem Qualis conforme tabela própria da Capes. Frisa-se que a Capes não avalia editora científica, o Qualis é atribuído ao ebook por meio de avaliação quadrienal ao Programa de Pós-Graduação que fará a inserção do livro na Plataforma Sucupira. Para mais informações sobre o Qualis-Livro acesse: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/12062019-proposta-de-classificacao-de-livros-gt-qualislivro-pdf/view

A RFB Editora emite nota fiscal?

Sim. Conforme obrigações fiscais municipais, emitimos Nota Fiscal de Serviço (NFS) por meio da Secretaria de Finança da Prefeitura Municipal de Belém.

A RFB Editora presta serviço para empresas públicas ou órgãos públicos por meio de empenho ou licitações?

Sim. Somos uma empresa privada legalmente constituída e estamos qualificados para prestar serviços a empresas públicas ou órgãos públicos por meio de empenho ou licitações.