top of page

ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DE PROJETOS: EXPERIÊNCIAS IMPLEMENTADAS NO “CHÃO” DA SALA DE AULA

José Elyton Batista dos Santos
Márcio Ponciano dos Santos
Iris Grasielle Xavier dos Santos

ISBN: 978-65-991147-4-8
DOI: 10.46898/rfb.9786599114748

Sinopse

A proposta da obra aqui exposta remete-se à valorização do uso de projetos como veículo motivador e mediador do processo de ensino e aprendizagem ao se trabalhar com conteúdos matemáticos tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio. Cada capítulo aborda experiências exitosas realizadas no “chão” da escola, nos territórios alagoano e baiano.
Ao ler os capítulos, é possível sentir-se parte da execução de cada projeto, pois as descrições foram redigidas de forma a envolver o leitor e instigar a sua curiosidade, além de despertar o desejo para executar as ações aqui expostas. Esta obra está composta de 5 capítulos, cada um com projetos implementados na educação básica e que lograram êxito em suas aplicações.
O primeiro capítulo, Resgate Ludo-Histórico da Matemática: origem, aplicabilidades e uso de recursos didáticos manipuláveis, apresenta a necessidade de apresentar a origem e a aplicabilidade de conteúdos matemáticos trabalhados no Ensino Médio, os quais são vistos, em sua maioria, de forma expositiva, sem um contexto que lhes permita maior significância. Além da preocupação com a valorização histórica, também são apresentados recursos didáticos manipuláveis, confeccionados pelos próprios alunos com o intuito de abordar os conteúdos estudados nas aulas de matemática e fortalecer as ligações com o conhecimento.
Ao ler o capítulo 2, QR Code e o ensino de matemática, entende-se que a proposta evidenciada aproxima o aluno no contexto das aulas de matemática de forma a usar o instrumento que mais está próximo desse público, o celular, o qual, muitas vezes, tem seu uso banalizado. Assim, a leitura dessa parte da obra convida o leitor a adentrar como participante do projeto em desenvolvimento, além de mostrar que essa experiência é plausível de ser implementada em outras escolas e séries da educação básica. O uso de ferramentas tecnológicas como meio condutor da aprendizagem é de fundamental importância para mostrar a associação desse recurso com as disciplinas trabalhadas nas escolas, além de trazer o lado competitivo, fomentando e mobilizando os alunos em prol do aprendizado.
Em seu terceiro capítulo, Futuros Engenheiros e Arquitetos: uma proposta para o ensino de área e perímetro de figuras planas, aborda-se uma preocupação em apresentar as profissões aos alunos. Trata-se de um incentivo à carreira, além de ser um meio informativo a respeito dos cursos que se encontram próximos desses estudantes, possibilitando conhecer o manejo de instrumentos utilizados por profissionais como engenheiros, arquitetos e técnicos em edificações. A proposta do projeto tem uma dimensão ampla e, além de possibilitar a aprendizagem dos conhecimentos inerentes à disciplina de matemática, abre um leque de possibilidades para que os alunos percebam a magnitude do que é aplicado no ensino básico, sua implicação na continuidade dos estudos e o respaldo na vida profissional.

O capítulo 4, Vídeomat: vídeos digitais para a (re)construção do conhecimento matemático, assinala uma forma protagonizadora pela qual o aluno passa a ser o ator principal do processo de aprendizagem. A elaboração das videoaulas ajuda na (re) construção dos conhecimentos trabalhados em sala de aula, possibilitando o protagonismo dos estudantes, além da inserção deles como cidadãos críticos, reflexivos e atuantes no processo de ensino e aprendizagem e possibilitando, também, a investigação das potencialidades dos meios tecnológicos usados para elaboração, organização e apresentação dos vídeos produzidos pelos discentes.

O último capítulo, Olimpíada de Matemática Escola José Wilson: uma proposta para intervir nas habilidades da Prova Brasil, apresenta uma ação exitosa que permite perceber a preocupação com o processo de aprendizagem no município de aplicação dessa proposta, mostrando que, se as ações forem desenvolvidas em parceria, os resultados serão positivos e poderão se refletir nos índices publicados pela Prova Brasil para o referido município.

A partir desses estudos, compreendemos que ingressar em uma postura crítico- -reflexiva, atuante e inovadora permite vislumbrar uma educação que somente será alcançada a partir de ações que ponham nossos alunos como protagonistas do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, as ações implementadas nesta obra permitem perceber a importância do uso de recursos tecnológicos, manipuláveis e investigativos como meio de viabilizar resultados positivos na educação daqueles que são a esperança de um mundo melhor, “Os Alunos”.

Data de publicação:

18 de janeiro de 2021 16:16:15

Gostou? Comente!
評等為 0(最高為 5 顆星)。
暫無評等

Adicionar avaliação
分享您的想法率先撰寫留言。
bottom of page