top of page

EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Dayane Fernandes Ferreira Batista
Eraldo Carlos Batista

ISBN: 978-65-991753-2-9
DOI: 10.46898/rfb.9786599175329

Sinopse

São as experiências vivenciadas na escola que sustentam as melhores práticas educativas consideradas por gestores e professores como colaboradoras na aprendizagem significativa. Estas experiências têm como referência as práticas multidisciplinares e transversais que envolvem os autores desta obra publicada pela RFB Editora contendo sete capítulos que tem o objetivo de conhecer e identificar algumas experiências exitosas, tanto no que se refere ao desempenho de estudantes como nas práticas docentes que contribuem para a educação em todo o país, especificamente na educação básica. De antemão, gostaria de agradecer aos autores pela oportunidade de inserir minhas impressões neste pequeno texto que precede os importantes resultados de estudos de grande relevância para a educação.
A obra denominada Experiências Pedagógicas Exitosas na Educação Básica, apresenta uma série de estudos de contribuição multidisciplinar que possibilitam compreender o espaço escolar com práticas didáticas e pedagógicas com foco na melhoria dos resultados de aprendizagem, garantindo o domínio de conhecimentos e formação plena de estudantes, abrangendo seus aspectos cognitivos, sociais e emocionais.
No primeiro capítulo são apresentadas informações que auxiliam o professor na compreensão do conceito de consciência fonológica no processo de aquisição de leitura e escrita. O estudo tem como objetivo analisar a relação entre consciência fonológica e a aprendizagem da leitura e da escrita em crianças em fase de alfabetização, analisando como a teoria pode contribui nas práticas em sala de aula.
A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, é a temática proposta pelos autores do segundo capítulo tomando como base o desenvolvimento integral da criança, e seus aspectos humano, afetivo, psicológico, intelectual e social. É na Educação Infantil que os pequenos estudantes têm as primeiras formas de acesso aos bens culturais que favorecem o desenvolvimento, a socialização e a inclusão social.
Com abordagem descritiva, o livro apresenta no terceiro capítulo os registros da experiência gestora em práticas ofertadas de forma não presencial consolidando informações sobre a execução de ações desenvolvidas em uma escola estadual no município de Guajará-Mirim, Rondônia, em virtude da pandemia do Covid-19. O estudo evidencia possibilidades de enfrentar o período com a apropriação de novas tecnologias e mobilização de conceitos, procedimentos, habilidades, atitudes e valores.
No quarto capítulo foi discutido as inovações tecnológicas que favorecem a inclusão digital de estudantes surdos no ensino regular. Neste estudo, os autores procuram mostrar a necessidade do professor fazer uso de recursos de multimídia, softwares, aplicativos e as novas tecnologias como apoio pedagógico na sala de aula para melhorias no desempenho de estudantes surdos.
As salas multifuncionais para o desenvolvimento da criança é a temática abordada no quinto capítulo com o objetivo de apresentar a importância do atendimento individual especializado, afetivo e pedagógico institucional de modo adequado às diversas etapas do desenvolvimento cognitivo, bem como um planejamento diferenciado e direcionado aos estudantes com necessidades educacionais especiais de acordo com a análise psicológica realizada por um profissional da área.
A obra, no sexto capítulo, apresenta um novo olhar sobre a atenção como uma dimensão onde ativamos as informações sendo seus estudos valiosos para diversas áreas de atuação e em especial a Psicologia cognitiva. Para os autores, a atenção pode ser compreendida como um processo de focalização e concentração que resulta em atividades de conhecer e de apreender, além de ser considerada uma temática promissora para pesquisas em educação.
O sétimo e último capítulo, os autores propõem desenvolver uma linha de raciocínio de modo a esclarecer e alavancar algumas teorias do desenvolvimento infantil, bem como, os estudos da psicomotricidade no contexto pedagógico pontuando sobre a importância da atuação do psicólogo escolar nesta temática.
Experiências Pedagógicas Exitosas na Educação Básica organizado por Dayane Fernandes Ferreira Batista e Eraldo Carlos Batista compõem estudos que considero demonstrar o compromisso dos autores em contribuir numa perspectiva integradora frente a problemas que atingem o cenário educativo brasileiro com as práticas pedagógicas na escola, garantindo êxito nos resultados das experiências e abordando de forma crítica e contextualizada.

Data de publicação:

19 de janeiro de 2021 13:31:34

Gostou? Comente!
Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicionar avaliação
Compartilhe sua opiniãoSeja o primeiro a escrever um comentário.
bottom of page