top of page

CAMINHOS TRILHADOS EM PSICOLOGIA SOCIAL, COMUNITÁRIA E EDUCAÇÃO POPULAR: EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES EM (TRANS)FORMAÇÃO

Alexsandra Maria Sousa Silva
Ana Terezinha da Costa
Antonio Jucelino Tomas Filho
Felipe Plácido dos Santos
Francisca Batista de Carvalho Albuquerque
Cellyneude de Souza Fernandes
(Organizadores)

ISBN: 978-65-5889-280-9
DOI: 10.46898/rfb.9786558892809

Sinopse

A expressão “às margens da sociedade” soa como algo familiar? Há seres às margens da sociedade? Percorrer esses contextos e explicitar o conhecimento construído materializa processos formativos de estudantes e suas transformações.
Conhecer os contextos das grandes massas populares deveria ser cada vez mais oportuno para seres potencialmente mediadores de transformações, como o são os estudantes, sem dissociar estes da relação, se compromissada, com educadoras e educadores. Já ressalto que aqueles se transformam também ao decidirem trilhar sua formação em caminhos ao lado de grupos em situação de vulnerabilidades (das mais diversas), a não ser que estejam mergulhados numa alienação que os cegue e não permita querer enxergar o que está na cara.
Chegar nesses grupos sociais, mediar o diálogo para construção de conhecimentos, ativar o modo empatia, se permitir escutar, facilitar a “denúncia” (e também se revoltar) e provocar anúncios que sinalizem possibilidades de libertação, é ao mesmo tempo instigante e inquietante. É uma provocação a refletirmos sobre o que fazer de um profissional e sua responsabilidade na mediação do processo de conscientização de grupos sociais vulneráveis.

Data de publicação:

16 de maio de 2022 14:14:38

Gostou? Comente!
Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Adicionar avaliação
Partagez vos idéesSoyez le premier à rédiger un commentaire.
bottom of page