top of page

PERSPECTIVAS DA INCLUSÃO: EXPERIÊNCIAS E ENSAIOS EDUCACIONAIS

Maria de Fatima Vilhena da Silva
Sílvia Caroline Salgado Pena
Vera Débora Maciel Vilhena

ISBN: 978-65-5889-133-8
DOI: 10.46898/rfb.9786558891338

Sinopse

Este e-book é fruto de um trabalho coletivo do Grupo Ciclo de Estudos e Experiências sobre Educação Inclusiva do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (CEEI – IEMCI-UFPA) do qual participam estudantes de graduação e de pós-graduação, professores, pesquisadores, e outros interessados na temática “Inclusão escolar”. O tema embora seja bastante divulgado em eventos, nas mídias e na literatura sabemos que se tem um longo caminho e muito ainda a aprender, compreender e interpretar, pois uma vez sendo complexo exige um estudo constante e aprofundado, um olhar atento e afetivo para os problemas relacionados às deficiências que afetam indivíduos, pessoas, famílias e consequentemente a escola onde essas pessoas estão engajadas.
Os avanços políticos em defesa da educação inclusiva ganham forças quando a sociedade, a escola e a família no conjunto de suas atividades são encorajadas a lutar e viabilizar os direitos à educação e o respeito às diferenças. Quando os professores se debruçam nos estudos sobre inclusão e aprendem que as experiências dos alunos, dos pais, dos educadores e de outros, são conteúdos que extrapolam a questão escolar, posto que se recorrem às suas histórias, suas lutas, suas inquietudes e seus aspectos políticos. Nesse mundo complexo, os estudiosos são desafiados a se apropriar desse acervo, a aprender a se incluir antes de tudo, a se adaptar ao diferente e a contribuir para que o outro e todos possam atingir graus cada vez mais elevados de superação de suas e nossas deficiências.
O conteúdo deste livro faz referências à estudos bibliográficos, pesquisas e ou experiências sobre deficiências de pessoas na educação básica relacionadas ao Transtorno do espectro autista (TEA), deficiência visual, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), deficiência intelectual, múltiplas deficiências, surdez, altas habilidade/superdotação, atendimento em classe hospitalar. Muitos desses capítulos foram experiências vividas por estudantes que faziam uma disciplina comigo sobre inclusão e colocavam-na em prática durante o estágio supervisionado em que eu os orientava na graduação em licenciatura; uns se apaixonaram pelo tema e outros seguiram após sua graduação; o livro também mostra resultados de estudos realizados por técnicos educacionais durante sua gestão escolar, dos estudantes de pós-graduação que acompanharam e pesquisaram pessoas com necessidades especiais educacionais, e pesquisadores que orientam e estudam o tema inserindo-se no contexto da inclusão.
O foco dos capítulos se relaciona com propostas de metodologias ativas e inovação pedagógica na escolarização, reflexões e ponderações acerca de estudos que tratam de inclusão de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais educacionais.
Esperamos que o movimento, por meio do grupo CEEI, em prol da inclusão escolar encontre ressonância propositiva na educação básica, na formação de novos educadores e na sociedade atual.
Maria de Fatima Vilhena da Silva

Data de publicação:

28 de setembro de 2021 13:54:54

Gostou? Comente!
Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Adicionar avaliação
Partagez vos idéesSoyez le premier à rédiger un commentaire.
bottom of page