top of page

PESQUISAS EM TEMAS DE CIÊNCIAS HUMANAS - VOLUME 2

Laécio Nobre de Macêdo

ISBN: 978-65-5889-003-4
DOI: 10.46898/rfb.9786558890034

Sinopse

O e-book Pesquisas em Temas de Ciências Humanas – Volume 2 é resultado de estudos de investigação realizados por jovens pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. São trabalhos que retratam as realidades vivenciadas pelos próprios autores em suas áreas de estudo, atuação e experiência profissional.
Trata-se de uma coletânea de sete artigos que expressam a inserção dos autores no campo das ciências humanas e nos dá um panorama das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas nos últimos anos na área da educação.
No capítulo 1, os autores Cristina Silva, Ronan Gaia e Janine Rodrigues fazem uma reflexão sobre a representatividade e os impasses da capitalização da Educação Básica. Eles discutem as reverberações e consequências nas políticas de educação das relações étnico-raciais no Brasil. Por meio de uma revisão da literatura e de observa­ções empíricas os autores concluem que não há espaço para a representatividade em instituições de ensino estruturados pelos interesses do capital e da lógica neoliberal que historicamente alimenta vieses pedagógicos no Brasil.
No capítulo 2, Marcos Castelhano, Délis Benevides, Bruna Wanderley, Clara Silva e Pierre Oliveira-Filho analisaram a ética na era do hipermodernismo sob a ótica do filósofo e teórico francês Lipovetsky. Os autores avaliam que, nesse cenário, a ética passa a ser regida por uma ótica centrada no "eu", afetando a existência do sujeito e influenciando a forma como ele enxerga o mundo e a si mesmo, desenvolvendo uma ótica autocentrada.
No capítulo 3, com o título Erotização Infantil em Meninas e suas Consequências no Desenvolvimento da Subjetividade, as pesquisadoras Joyce Paixão, Jussara Martins e Yasmin Santos investigaram a construção da subjetividade feminina analisando a maneira como as representações da figura da menina doce e ao mesmo tempo sedu­tora contribui na erotização infantil, construindo um processo de adultização precoce.
As Concepções e Práticas de Professores e Gestores na Educação Infantil é o tema do capítulo 4. As autoras Célia Santos, Edivânia Barbosa e Lília Sousa analisam as concepções de formação e práticas de professores e gestores de instituições públicas do Município de Santarém - Pará que trabalham com Educação Infantil. As pesquisa­doras realizaram uma reflexão crítica da prática pedagógica em função das percepções que se formulam acerca da sociedade, da educação, da escola e do próprio papel do docente e gestor da Educação Infantil nas atividades de ensino e no processo de apren­dizagem.
No capítulo 5, as pesquisadoras Líllian Ferreira e Ana Peixoto analisam relatos de experiência da transição do ensino presencial para a EAD. O lócus da pesquisa foi uma instituição de ensino superior (IES) privada do estado de Alagoas. Os resultados apon­tam para a necessidade de formações e aprendizagens contínuas para os profissionais que atuam na docência online.
A Produção de Sentidos na Atividade Lúdica do Corpo Humano com Adoles­centes em Situação de Vulnerabilidade Social é o tema de pesquisa de Aline Lima, Caroline Araújo, Leandro Gomes, Lisa Souza e Taynara Ribeiro relatada no capítulo 6. O lócus do estudo foi uma instituição filantrópica que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A práxis dos pesquisadores proporcionou aos adolescentes ações interventivas e criou um espaço de escuta e acolhimento que deu voz e vez a estes sujeitos para que pudessem externalizar as suas angústias.
Paula Vecchi Rodrigues, no capítulo 7, relata sua pesquisa sobre o método teóri­co e prático “Ubuntu – Educação em Prosa” com o título Surya Social Método Ubuntu. Nessa pesquisa, itens como comportamento, adições culturais, contexto social, faixa etária, territorialização, formas de contato e particularidades do coletivo e indivíduos são devidamente analisados e avaliados pela autora.
Espera-se que os estudos apresentados nesta coletânea sejam relevantes para fu­turas pesquisas de universitários e profissionais da educação que pretendem realizar estudos que contribuam para ampliar as discussões acerca das atividades de ensino, do processo de aprendizagem e das relações étnico-raciais na escola em todos os níveis de ensino.

Data de publicação:

19 de janeiro de 2021 13:31:08

Gostou? Comente!
Rated 0 out of 5 stars.
Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page