top of page

MAPEAMENTO GEOTÉCNICO COM SOFTWARE SGEMS A PARTIR DE PERFIS DE SONDAGEM À PERCUSSÃO NO BAIRRO DO MARCO, EM BELÉM DO PARÁ

Marina Nascimento Alves Vieira
Rodrigo Ribeiro Cruz
Camila Nascimento Alves
Kempes Francisco Pereira Magalhães
Stoessel Farah Sadalla Neto

ISBN: 978-65-5889-008-9
DOI: 10.46898/rfb.9786558890089

Sinopse

A presente proposta da obra “Mapeamento geotécnico com software Sgems a partir de perfis de sondagem à percussão no bairro do Marco, em Belém do Pará” é discutir e compartilhar a experiência da união da geotecnia com a geoestatística, fazendo um estudo de caso na região de Belém, para gerar resultados com fins de planejamento urbano e tomada de decisão.
O objetivo do trabalho apresentado neste livro é a divulgação do mapeamento geotécnico realizado no Bairro do Marco, em Belém do Pará. A metodologia utilizada na pesquisa foi a catalogação e a formação de um acervo ( banco de dados) contendo diversos boletins realizados através do ensaio de sondagem à percussão (Standard Penetration Test), da área estudada.
Esta pesquisa lança mão de métodos geoestatísticos para melhor tratamento dos dados base, com ferramentas para a realização dos histogramas, uma ferramenta para análise qualitativa dos dados e os variogramas que refletem acerca da noção de zona de influência de uma amostra, ainda mais, a própria Simulação Sequencial Gaussiana, que se trata de um algoritmo que utiliza a interpolação de dados para criação de mapas.
Os resultados desta pesquisa foram a produção de 5 mapas com duas imagens sobrepostas, sendo estas a imagem de satélite e o produto da Simulação Sequencial Gaussiana. Sendo assim, chegou-se a dedução que o bairro do Marco é composto por duas áreas de cota e solo distintos, onde em um é perceptível a presença de edificações de grande porte, com múltiplos pavimentos, por possuir uma subsuperfície de maior resistência e no outro a ausência de obras de dimensões maiores, isso em razão de solos com baixas resistência.
Em suma, este trabalho é de grande importância para comunidade científica do campo geotécnico, uma vez que amplifica os conhecimentos da subsuperfície da Região Metropolitana de Belém.

Data de publicação:

19 de janeiro de 2021 01:11:01

Gostou? Comente!
Valutazione 0 stelle su 5.
Non ci sono ancora valutazioni

Adicionar avaliação
Condividi i tuoi pensieriScrivi il primo commento.
bottom of page