top of page

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: TEMAS CONTEMPORÂNEOS

Gizaida Mendes Dias (Organizadora)
Alexandre José Barboza dos Santos
Júlia Patrícia de Andrade Melo
Iara Vanessa Xavier
Ana Caroline Menezes da Silva

ISBN: 978¬65¬991147¬9¬3
DOI: 10.46898/rfb.9786599114793.

Sinopse

Ciências Sociais Aplicadas: Temas Contemporâneos, surge da ideia de vários autores em tornar público, através de uma obra literária, as produções científicas que neste material se apresenta.
Na conjuntura de um mundo atual, onde as ciências de maneira geral vivem em evolução, a obra vem agregar e fomentar o conhecimento dentro desse contexto cientifico, a partir do que vivenciamos na prática. E quebra­-se, então, o velho paradigma que acadêmicos e profissionais desta área não gostam de escrever, apenas de calcular.
Assim iniciamos a obra, apresentando o Controle Interno como um importante instrumento de defesa do gestor público, além de uma ferramenta de grande valia junto ao processo decisório, assegurando que as ações planejadas sejam executadas em conformidade com que foi delineado. Agindo também como fator impeditivo de práticas desonestas ou até mesmo ilegais, possibilitando a exterminação de implicações punitivas penais ou administrativas dos órgãos fiscalizadores externos, cooperando enfim, para uma gestão eficiente e eficaz.
No decorrer, apresentamos a auditoria interna como razão do posicionamento defectivo, no sentido de conduzir um controle de forma preventiva à diminuição dos erros e fraudes ocorridos nas organizações, efetivamente para melhoria dos processos produtivos e de gestão através da eficácia e eficiência fidedigna do patrimônio. E ainda assegurando a condução ordenada, eficiente e confiável para o alcance dos objetivos e metas que acarretará em bons resultados na conjuntura de um mercado global e competitivo.

Posteriormente, trazemos as vantagens do ICMS ecológico a nível municipal. Um tema de grande valia, porém detentor de pouca informação, em especial pelos pequenos municípios. Que pela falta de conhecimento deixa, portanto, de aproveitar os benefícios financeiros que o respectivo tributo lhe proporciona.
Em seguida, descrevemos a evolução da gestão de pessoas na administração pública e a maneira como ela vem contribuindo no melhoramento do atendimento e prestação dos serviços públicos.
Por fim, abordarmos um tema extremamente contemporâneo descrito como qualidade. Mas esse dentro do contexto dos serviços contábeis, abordando a sua evolução, dos clientes e serviços. Bem como, o processo e vantagem que o Sistema de Qualidade oferece, no sentido de conscientizar os proprietários das empresas em buscar atender as necessidades e expectativas dos clientes, tornando-­se um diferencial competitivo.
A obra escrita por várias mãos, traz uma linguagem acessível a academia e ao público geral. Boa leitura!

Data de publicação:

18 de janeiro de 2021 15:55:11

Gostou? Comente!
Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Adicionar avaliação
Share Your ThoughtsBe the first to write a comment.
bottom of page