top of page

PREPARAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: CONCEPÇÃO E ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA

Alfredo Cesar Antunes

ISBN: 978-65-5889-014-0
DOI: 10.46898/rfb.9786558890140

Sinopse

A presente obra apresenta reflexões e posicionamentos sobre a preparação profissional em Educação Física no Brasil. Para tal intento, utilizou-se do conteúdo da tese de doutorado defendida pelo autor (ANTUNES, 2012), com alguns poucos acréscimos, adequações para o formato de livro e atualizações quando necessário, mas sem alterar os pressupostos teóricos de base e os principais resultados.
A decisão em publicar estes resultados em formato de livro foi motivada pelo atual momento que passa a Educação Física brasileira, ou seja, a promulgação de uma nova diretriz curricular para a área, a Resolução CNE/CES nº 6, de 18 de dezembro de 2018 (BRASIL, 2018). Neste cenário atual, muitas dúvidas surgem, e que de certa forma apresentam estreita relação com os resultados da pesquisa aqui apresentada.
Assim, acredito que as reflexões e análises apresentadas com este estudo podem auxiliar na compreensão e para apontar caminhos e ações para as reformas curriculares que serão necessárias a partir desta recente norma.
Aborda-se, na presente obra, desde os aspectos históricos da construção das primeiras diretrizes curriculares, até as diretrizes que orientaram a preparação profissional em Educação Física até a promulgação da Resolução CNE/CES nº 06 de 2018, que teve o prazo de 2 anos para ser implementada, ou seja, está em pleno processo de efetivação.
Também, aborda o debate epistemológico e a relação teoria e prática na preparação profissional da área. E, apresenta, a título de exemplo e reflexão, os principais resultados da pesquisa realizada (tese) em algumas Instituições de Ensino Superior de Campinas/SP, sobre os seus projetos pedagógicos e questionários aplicados a alunos e professores destas instituições.
Desta forma, espero estar contribuindo para o necessário debate sobre a preparação profissional em Educação Física e estimulando para que novos estudos sejam realizados frente aos mais recentes desafios que a área começa a enfrentar, principalmente com base nos atuais direcionamentos legais apresentados.

Data de publicação:

19 de janeiro de 2021 01:11:09

Gostou? Comente!
Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Adicionar avaliação
Partagez vos idéesSoyez le premier à rédiger un commentaire.
bottom of page