POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Livro físico, Belém: RFB, 2025
O r g a n i z a d o r e s
M A R I A D E F A T I M A V I L H E N A D A S I L V A
S O R A I A V A L É R I A O . C O E L H O L A M E I R Ã O
C R I S T I A N E P E R E I R A O L I V E I R A
F E L I P E A L E X A N D R E M E D E I R O S D E F R E I T A S
Resumo
A Cartilha “Possibilidades pedagógicas para pessoa com deficiência na Educação de Jovens e Adultos” é fruto de árduo trabalho coletivo do Grupo de Estudos e Experiências sobre Educação Inclusiva do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (CEEI – IEMCI-UFPA) do qual participam discentes da EJA, da graduação e de pós-graduação, professores, pesquisadores, e outros interessados na temática “Inclusão escolar”.
O tema sobre inclusão de pessoa com deficiência é cada vez mais relevante em nossa sociedade, com significativos avanços na conscientização e na implementação de políticas públicas que visam garantir a igualdade de oportunidades e a acessibilidade para todos.
Na formação de professores, no entanto, necessita acompanhar na mesma velocidade estas mudanças no processo de inclusão escolar, por meio principalmente da tomada de consciência da importância da relevância a fim de atender as necessidades de um público cada vez mais diversificado nas escolas. Para tanto, é preciso a implementação do currículo com propostas de metodologias sobre práticas de inclusão no processo de ensino e aprendizagem, enquanto caminho de um aprendizado acessível, participativo e inclusivo acima de tudo.
Ao longo dos seis capítulos desta, são apresentadas concepções e reflexões sobre alguns tipos de deficiências e transtornos e propostas metodológicas com exercícios para serem trabalhados com jovens e adultos em casos como:
Transtorno do espectro autista (TEA), deficiência intelectual, Discalculia, Dislexia, Síndrome de Down e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). As sugestões de atividades contidas ao longo destes capítulos, foram elaboradas com base na literatura disponível sobre os temas citados e nas vivências e experiências vividas pelos professores de EJA de escolas públicas de Belém do Pará e de estudantes estagiários de graduação que contribuíram para a elaboração desta obra.
Data de submissão:
7 de maio de 2025 às 19:37:33
Data de publicação: