top of page

MODOS DE PENSAR-FAZER-VIVER A DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS E NARRATIVAS (TRANS)FORMADORAS

Livro digital, Belém: RFB, 2025
Felipe da Costa Negrão
Alexandra Nascimento de Andrade
Darianny Araújo dos Reis
(Organizadores)

ISBN nº 978-65-5337-064-7

DOI 10.46898/rfb.

8468613d-ad18-4d69-bb93-2ab1cae575d5

Resumo

Nesta obra, MODOS DE PENSAR-FAZER-VIVER A DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS E NARRATIVAS (TRANS)FORMADORAS, reunimos as vozes de professores e estudantes do curso de Pedagogia, oriundos de diferentes instituições de ensino superior do Amazonas — a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e a Faculdade Anhanguera Manaus. Longe de se contentarem em passar pela vida como meras pedras, eles tomam partido da própria existência ao compartilharem, num exercício reflexivo, suas experiências sobre a docência em forma de narrativas (auto)biográficas.
Nossos cursos de Pedagogia estão, muitas vezes, assentados numa racionalidade técnica e instrumental, influenciada por um contexto histórico-social que exige um profissional qualificado para o ensino, mas, muitas vezes, visto como mero executor de propostas unilaterais. Em contrapartida, este livro nasce de uma defesa por alternativas formativas mais dialógicas e humanas, cujo objetivo é compor ações singulares que convidam a vida para o centro do debate. As vidas de docentes e futuros docentes importam, e o que este trabalho propõe é que elas sejam adotadas para pensar e construir os conhecimentos inerentes à profissão e à formação em Pedagogia.
Nesse sentido, o trabalho com narrativas (auto)biográficas no curso de Pedagogia se configura como um ato de resistência. É uma forma de honrar a experiência vivida como uma fonte legítima e fundamental de conhecimento e compreensão de si e do(s) outro(s). Ao permitir que a experiência pessoal sirva como dispositivo para a reflexão sobre a docência, investimos num modo crítico e genuinamente humano de pensar-fazer-viver a educação.
Este livro é um convite para que, juntos, possamos enraizar nossas histórias e nos tornarmos protagonistas de nossas próprias transformações.

Data de submissão:

19 de setembro de 2025 às 13:55:29

Data de publicação:

4 de outubro de 2025 às 15:30:00

Gostou? Comente!
Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicionar avaliação*
Compartilhe sua opiniãoSeja o primeiro a escrever um comentário.
bottom of page