top of page
Original.png

LOGÍSTICA: ATIVIDADE PRIMÁRIA NA CADEIA DE VALOR DA EaD

Ebook Acadêmico
MARCOS LEMOS AFONSO
CRISTIANE GONÇALVES DA SILVA

ISBN: 978-65-5889-552-7

DOI: 10.46898/rfb.

ae9c761f-05b6-4d4e-8d7f-382bfaf9749a

Sinopse

Necessário iniciar dizendo que o título “Logística: atividade primária na cadeia de valor” está fundamentado em MICHAEL E. PORTER, mundialmente (re)conhecido após o lançamento (em 1980) do livro “Estratégia Competitiva”, podendo ser utilizado para auxiliar nas escolhas individuais e/ou aplicado na gestão das organizações e/ou países. Neste ensaio foi investigado a influência da logística como atividade primária na cadeia de valor nos processos da educação, sendo dado ênfase na modalidade da Educação a Distância (EaD).
É importante chamar a atenção que no artigo 80 da Lei de Diretrizes e Bases (número 9394) publicada em 1996 oferecia alternativas para aplicação do Ensino a Distância em todos os níveis e modalidades de ensino, mas sua aplicação (regulamentação) ficou limitada ao nível superior. A pesquisa revelou diversos documentos que possibilitam construir a história da vinculação dos fundamentos da “logística” na oferta da “educação”, mas apesar dos mesmos estarem inerentes e vinculados implicitamente, é raro, quase inexistem citações das duas palavras juntas, digo raro pois foi encontrada no relato do projeto “40h de Angicos” realizado em 1963. Somente com a aplicação dos fundamentos da logística seria possível sair de uma cidade desconhecida, Angicos (Rio Grande do Norte) e disseminar em todo o Brasil (em menos de 2 anos). Iniciando com 20 (em 1963) e pulando para 20.000 (projeção para 1965) Círculos de Cultura (projeto de alfabetização de adultos formulado por Paulo Freire), sendo que neste caso o impedimento na continuação foi de ordem política (em 1964).
Neste livro encontrará – como apêndice – um Plano de Ensino, detalhando a aplicação de metodologia ativa com exemplos de Aprendizagem Baseada em Problemas (total de 10), permitindo utilização imediata, tanto na modalidade presencial como a distância. Neste contexto da “pós-modernidade” a oferta da educação (seja presencial ou a distância) implica em diversas soluções logísticas para garantir eficácia e eficiência na busca de resultados, sendo necessário a melhoria continua dos processos, sempre tomando o ser humano como fator central nas alternativas a serem implementadas. Aqui, neste texto declaradamente superficial, encontrará apenas provocações.

3 de julho de 2023 10:25:52

Data de submissão:

1 de agosto de 2023 14:13:03

Data de publicação:

Gostou? Comente!
Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Adicionar avaliação
Partagez vos idéesSoyez le premier à rédiger un commentaire.
bottom of page