top of page
Original.png

EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS DE ENSINO E CONTEMPORANEIDADE

Ebook Acadêmico
Ana Martins dos Santos
Ana Paula Lima Pereira da Silva
Cláudia de Sá Oliveira
Décio Oliveira dos Santos
Joilson Alcindo Dias
José Clécio Silva de Souza
Lázaro Danilo de Oliveira Santos e Maranduba
Maria Aparecida Ribeiro Alves de Oliveira
Maria Madalena Lima da Silva
Maria Lúcia da Silva Santos
Rossival Sampaio Morais
Thalles Campos Almeida

ISBN: 978-65-5889-506-0

DOI: 10.46898/rfb.

711a62b9-dd0f-4285-b6b7-d792d488fcb6

Sinopse

Este trabalho é composto por sete capítulos que trazem temas relacionados a aplicação e uso de tecnologias no ensino.
O primeiro Capítulo, APRENDIZAGEM AUTODIRIGIDA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS, traz uma abordagem metodológica qualitativa, isto é, utilizando-se de teóricos para a significância e embasamento teórico, a fim de explorar a relação entre as habilidades de aprendizagem autodirigida dos estudantes e suas tendências de aprendizagem ao longo da vida.
O segundo Capítulo, TAXONOMIA E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA COM O USO DE TECNOLOGIAS, baseia-se em pesquisa bibliográfica, e busca refletir o tema da Aprendizagem Colaborativa aliada a Taxonomia de Bloom. Seu objetivo está na breve definição dos conceitos de Aprendizagem Colaborativa e Taxonomia de Bloom, buscando alinhá-los a prática do uso das tecnologias como auxílio para os estudos no espaço da sala de aula.
AS TECNOLOGIAS E SEU IMPACTO NA EDUCAÇÃO, é o terceiro capitulo, fruto de pesquisa bibliográfica o mesmo apresenta uma discussão não encerrada sobre os prejuízos e conquistas trazidos com os bons e maus usos da tecnologia no período de restrição social, causado pela Pandemia, Covid-19.
O quarto Capítulo, A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, traz a conceituação de IA, assim como os seus avanços no uso em Educação a Distância apontando ainda os tropeços mais comuns na utilização de ferramentas digitais.
No quinto Capítulo, TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO PROCESSO E ENSINO E APRENDIZAGEM DURANTE A COVID-19, é retomada a discussão sobre o uso de tecnologias educacionais durante a pandemia, com um enfoque nos aspectos positivos provocados pela adaptação ao uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem –AVAs.
O Sexto capítulo, TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E CURRÍCULO, tem como objetivo, apresentar uma reflexão de cunho bibliográfico sobre Tecnologias da Informação e Comunicação, Interatividades, Currículo, de modo a refletir sobre suas relações no processo de ensino e aprendizagem, sendo os mesmos indissociáveis.
O Sétimo Capítulo com o título ANDRAGOGIA E PRÁTICA DOCENTE em síntese trata da formação docente e atuação junto ao público da EJA.

25 de abril de 2023 07:01:09

Data de submissão:

10 de maio de 2023 21:31:03

Data de publicação:

Gostou? Comente!
Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicionar avaliação
Compartilhe sua opiniãoSeja o primeiro a escrever um comentário.
bottom of page