top of page

PROTOCOLOS PARA USO DOS LABORATÓRIOS PRÁTICOS DA FACULDADE PRINCESA DO OESTE

Dilene Fontinele Catunda Melo
Deborah Ximenes Torres Holanda
Delano Carneiro de Almeida
Francisca Nellie de Paula Melo
Guilherme Mariano Araújo
Lucas Emanoel Gomes Costa
Matheus Gomes Andrade
Maria Aparecida Melo Morais
Mirelly Shatilla Misquita

ISBN: 978-65-5889-043-0
DOI: 10.46898/rfbe.9786558890430

Sinopse

A biossegurança possui um papel fundamental na promoção à saúde dos profissionais, acadêmicos e usuários que praticam atividades inerentes ao ensino e a pesquisa e que necessitem de um atendimento seguro, qualificado e com presteza. Para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a biossegurança é a “condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente”. (Brasil, 2014)
Atualmente, em meio à crise sanitária ocasionada pela pandemia da COVID-19, essa temática tornou-se ainda mais presente, saindo dos ambientes mais específicos de saúde, pesquisa e acadêmico para ambientes mais gerais, sociais, fazendo com que cada um de nós tenhamos um cuidado mais efetivo com a vida do outro e a própria vida. Cuidar um do outro.
Esta publicação que agora chega até você, estimado leitor, é resultado de uma profícua discussão entre Docentes e Discentes do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade Princesa do Oeste (FPO), que proporcionou um material atualizado sobre as regras de biossegurança em nossos laboratórios, como também sobre a rede de serviços de saúde na Região dos Sertões de Crateús.
Este Manual marca na FPO e em nossa Região, o forte movimento contínuo e necessário de inserção regional e de responsabilidade social da Faculdade Princesa do Oeste em nossa Comunidade Acadêmica. Gratidão aos Docentes e Discentes, por compartilhar conosco esse conhecimento rico e necessário, fruto de uma abordagem do cotidiano teórico e prático.
Desejo que essa inspiração de cunho acadêmico e científico, inspire cada vez mais o cuidado de si para cuidar dos outros. Boa leitura! Boa prática!

Prof. Delano Carneiro de Almeida,
Diretor de Graduação e Pós-graduação da Faculdade Princesa do Oeste.

Data de publicação:

17 de fevereiro de 2021 21:55:32

Gostou? Comente!
Rated 0 out of 5 stars.
Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page