top of page

UMA NOVA VISÃO DA TEORIA DA JUSTIÇA: A PERSPECTIVA DO OUTRO POR NUSSBAUM PELO FILTRO DA TEORIA DE GADAMER

Pesquisas em Temas de Ciências Sociais Aplicadas

Erika Neder dos Santos
Adriana Serrão

DOI: 10.46898/rfb.

4dfdfbe3-2a07-40c0-a85a-5489c001f03c

Sinopse

O presente ensaio visa analisar a visão de uma nova teoria da justiça através da abordagem de Martha Nussbaum pelo filtro da perspectiva do outro por Gadamer.
De início será mencionado a perspectiva das teorias das justiças liberais, capitaneadas por Rawls para fazer o contraponto com o novo alinhamento de justiça social de Nussbaum, através de sua teoria das capacidades, e em como a filósofa consegue incluir as diversidades no âmbito da sociedade de forma que se pretenda excluir qualquer forma de justiça sem que haja esse acolhimento do outro.
Na visão de Gadamer, é possível analisar a perspectiva do outro de forma que seja possível se entender sobre justiça com a interação dos indivíduos através da linguagem, além do reconhecimento de direitos por todos os indivíduos simplesmente pela presença de sua própria dignidade. E com isso, ressaltar a possibilidade do outro, além de ter determinados direitos, ter também a razão, de forma que a verdade seja um conceito relativo.
Dessa forma, sobre a perspectiva de justiça social e diversidade, para Nussbaum, aliado a uma necessidade de sociabilidade humana, para Gadamer, tem-se a conexão entre os autores.

Data de submissão:

20 de março de 2023 00:10:17

Data de publicação:

5 de abril de 2023 23:00:23

Gostou? Comente!
Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Adicionar avaliação
Share Your ThoughtsBe the first to write a comment.
bottom of page