top of page

Intervenções Fisioterapêuticas na Fibromialgia


 

A fibromialgia (FM), é uma síndrome dolorosa crônica com principal queixa a dor musculoesquelética difusa, e os pontos dolorosos durante à palpação denominados tender points, sendo mais incidente em mulheres. Na literatura existem diversos métodos e técnicas fisioterapêuticas que vão ter impacto positivo na melhora do quadro clínico dos pacientes portadores de FM. O objetivo deste livro é descrever os efeitos das diferentes técnicas fisioterapêuticas na fibromialgia.


E após análise de vários estudos pode-se enfatizar resultados positivos, quando a abordagem fisioterapêutica envolve exercícios terapêuticos globais com ou sem auxílio de aparelhos, sendo eles, em meio aquático, através da aplicação da hidrocinesioterapia, no qual os pacientes também se beneficiam dos princípios físicos da água, ou fora da água, através da cinesioterapia e do método Pilates. O método Pilates, a hidrocinesioterapia, a cinesioterapia e os recursos eletrofototerápicos foram as técnicas mais utilizadas neste contexto, e estas intervenções fisioterapêuticas propostas pelo estudo possuem eficácia na melhora do quadro clínico de mulheres com fibromialgia.


Assim, conclui-se que os pacientes submetidos a exercícios físicos terapêuticos, como hidrocinesioterapia, cinesioterapia e Pilates (nos quais envolvem exercícios resistidos, exercícios aeróbicos e exercícios de alongamentos) apresentam melhora de sintomas físicos e psicológicos.



4 visualizações0 comentário
bottom of page