ORIENTAÇÕES AOS AUTORES

ORIENTAÇÕES PARA ARTIGO CIENTÍFICO

 
  • Os artigos submetidos para publicação como capítulo de ebook devem ter entre 04 e 20 páginas e até 11 autores

  • O template para formatação de artigo científico está disponível aqui!

  • O manuscrito deve ser enviado na versão final com todos os autores (não será permitida a retificação ou inclusão de autores após o início do processo de publicação).

  • O manuscrito deve ser enviado com revisão ortográfica e gramatical.

  • Caso seja solicitado, o valor da  revisão ortográfica e gramatical pela RFB Editora é de R$ 4,00 por página.

  • O processo de avaliação editorial de artigos prevê dois momentos: avaliação editorial prévia e avaliação de ajuste técnico. No primeiro momento, após o envio do manuscrito pelo formulário apropriado, o material é avaliado previamente para: i) verificar a aderência do conteúdo a ser publicado a uma das Coleções da RFB Editora; ii) verificar se as normas de publicação foram atendidas e; iii) verificar se o manuscrito possui característica de texto científico com problema de pesquisa, objetivo, fundamentação teórica, metodologia, resultados, análises, referências.  No segundo momento, avaliação técnica, o artigo é avaliado por pareceristas ad hoc (revisão por pares) para verificar possíveis ajustes técnicos a serem solicitados a fim de manter a qualidade elevada das publicações da RFB Editora.

  • A taxa de publicação poderá ser paga por meio de Pix, débito online, boleto bancário ou cartão de crédito.

  • O autor terá o prazo de 7 dias a contar do pagamento da taxa de publicação para desistir do serviço, aplicando-se o estabelecido na Lei do Consumidor.

  • O prazo regular para publicação de artigo como capítulo com 20% de desconto é de 15 dias úteis.

  • O autor poderá optar pela publicação imediata em 05 dias úteis (taxa integral).

ORIENTAÇÕES PARA LIVROS DIGITAIS (EBOOKS)

  • O manuscrito a ser publicado como ebook deve ser enviado na versão final com todos os autores ou organizadores (não será permitida a retificação ou inclusão de autores/organizadores após o início do processo de publicação).

  • No caso de ebook organizado em coletâneas de artigos científicos, os capítulos devem ser formatados conforme template para artigo científico, sem a limitação do número máximo de páginas.

  • No caso de ebook autoral e obras literárias, os capítulos devem ser formatados conforme as normas gerais aqui apresentadas e deve conter currículo resumido dos autores.

  • Os ebooks devem ter até 11 (onze) autores ou organizadores e devem conter os seguintes elementos pré-textuais: folha de rosto (com título e nome completo de todos os autores ou organizadores), sumário, apresentação ou prefácio.

  • Elementos opcionais: dedicatória, agradecimento, epígrafe, lista de ilustrações, lista de tabelas, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos, apêndices, anexos.

  • O manuscrito deve ser enviado com revisão ortográfica e gramatical.

  • Após a editoração, o ebook será enviado ao autor para revisão de prova, podendo solicitar até 20 erratas não relacionadas ao processo de diagramação.

  • Caso seja solicitado, o valor da  revisão ortográfica e gramatical pela RFB Editora é de R$ 4,00 por página.

  • Após o envio do manuscrito pelo formulário apropriado, o material será avaliado para: i) verificar se as normas de publicação foram atendidas e; ii) verificar se o manuscrito possui característica de texto científico com problema de pesquisa, objetivo, fundamentação teórica, metodologia, resultados, análises, referências.

  • A taxa de publicação poderá ser paga por meio de Pix, débito online, boleto bancário ou cartão de crédito.

  • A taxa de publicação contempla: diagramação, sumário, índice remissivo, conselho editorial, comissão científica, design do miolo e da capa, registro de ISBN/DOI, ficha catalográfica, disponibilidade open access no site da editora.

  • O autor terá o prazo de 7 dias a contar do pagamento da taxa de publicação para desistir do serviço, aplicando-se o estabelecido na Lei do Consumidor.

  • Serão enviadas duas propostas de capa padrão para escolha do autor, este poderá sugerir sua própria capa, imagens ou logotipos (em PNG alta resolução).

  • O prazo regular para publicação de ebook (autoral ou organizado) com 20% de desconto é de 45 dias úteis.

  • O autor poderá optar pela publicação imediata em 15 dias úteis (taxa integral).

 

NORMAS GERAIS DE FORMATAÇÃO

  • Usar tamanho de papel A4; fonte Book Antiqua tamanho 12 pt; margens superior e inferior 2,5 cm; esquerda e direita 3,0 cm.

  • Espaçamento entre linhas 1,5; espaçamento antes de parágrafo 0 pt e depois de parágrafo 6 pt.

  • Imagens com resolução de pelo menos 300 dpi.

  • Para citações em todo o texto, recomenda-se a NBR 10.520 ABNT, destacadamente:

As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.

Exemplos:

Barbour (1971, p. 35) descreve: “O estudo da morfologia dos terrenos [...] ativos [...]”

“Não se mova, faça de conta que está morta.” (CLARAC; BONNIN, 1985, p. 72).

Segundo Sá (1995, p. 27): “[...] por meio da mesma ‘arte de conversação’ que abrange tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana [...]”

As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado (recomenda-se tamanho 10, espaçamento simples) e sem as aspas.

Exemplo:

A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone, e computador. Através de audioconferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão. (NICHOLS, 1993, p. 181).

 

  • Para ilustrações, equações/fórmulas, tabelas, recomenda-se a NBR 14724 ABNT, destacadamente:

Ilustrações

Qualquer que seja o tipo de ilustração, usar orientação de página modo retrato (não usar orientação modo paisagem). A identificação das ilustrações aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.

Exemplos:

Captura de tela-2.png
Captura de tela-1.png
Captura de tela-3.png

Equações e fórmulas

  • Para facilitar a leitura, devem ser destacadas no texto e, se necessário, numeradas com algarismos arábicos entre parênteses, alinhados à direita. Na sequência normal do texto, é permitido o uso de uma entrelinha maior que comporte seus elementos (expoentes, índices, entre outros).

Exemplo

Captura de tela-4.png

Tabelas

  • Elaborar tabela usando orientação de página modo retrato (não usar orientação modo paisagem). As tabelas devem ser citadas no texto, inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem e padronizadas conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Exemplo:

Imagem-5.png
  • Para a normalização das referências, recomenda-se a NBR 6023 ABNT, destacadamente:

As referências devem ser elaboradas em espaço simples, alinhadas à margem esquerda do texto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples.

​Monografia no todo

Inclui livro e/ou folheto (manual, guia, catálogo, enciclopédia, dicionário, entre outros) e trabalho acadêmico (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso, entre outros).

Exemplos:

LUCK, Heloisa. Liderança em gestão escolar. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

AGUIAR, André Andrade de. Avaliação da microbiota bucal em pacientes sob uso crônico de penicilina e benzatina. 2009. Tese (Doutorado em Cardiologia) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

 

Monografia no todo em meio eletrônico

Inclui livros e/ou folhetos e trabalhos acadêmicos em meio digital ou eletrônico (disquetes, CD-ROM, DVD, online e outros).

Exemplos:

KOOGAN, André; HOUAISS, Antônio (ed.). Enciclopédia e dicionário digital 98. São Paulo: Delta: Estadão, 1998. 5 CD-ROM.

GODINHO, Thais. Vida organizada: como definir prioridades e transformar seus sonhos em objetivo s. São Paulo: Gente, 2014. Ebook.

BAVARESCO, Agemir; BARBOSA, Evandro; ETCHEVERRY, Katia Martin (org.). Projetos de filosofia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. Ebook. Disponível em: http ://ebooks.pucrs.br/edipucrs/projetosdefilosofia.pdf. Acesso em: 21 ago. 2011.

COELHO, Ana Cláudia. Fatores determinantes de qualidade de vida física e mental em pacientes com doença pulmonar intersticial: uma análise multifatorial. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio G rande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/16359/000695147.pdf?sequence=1. Acesso em: 4 set. 2009.

 

Parte de monografia

Inclui seção, capítulo, volume, fragmento e outras partes de uma obra, com autor e/ou título próprios.

Exemplos:

SANTOS, F. R. A colonização da terra do Tucujús. In: SANTOS, F. R. História do Amapá, 1º grau. 2. ed. Macapá: Valcan, 1994. p. 15-24.

ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (org.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

 

Parte de monografia em meio eletrônico

As referências devem obedecer aos padrões indicados para partes de monografias, acrescidas das informações relativas à descrição física do meio eletrônico.

Exemplos:

INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (Brasil). Estômago. In: INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (Brasil). Tipos de câncer. [Brasília, DF]: Instituto Nacional do Câncer, 2010. Disponível em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/estomago/definicao. Acesso em: 18 mar. 2010.

POLÍTICA. In: DICIONÁRIO da língua portuguesa. Lisboa: Priberam Informática , 1998. Disponível em: http://www.priberam.pt/dlDLPO. Acesso em: 8 mar. 1999.

 

Publicação periódica

Inclui o todo ou partes de: coleção, fascículo ou número de revista, jornal, entre outros.

Exemplos:

TEICH, D. H. A solução veio dos emergentes. Exame, São Paulo, ano 43, n. 9, ed. 943, p. 66-67, 20 maio 2009.

TAVARES, Raul. O combate naval do Monte Santiago. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 155, t. 101, p. 168-203, 1953.

PAIM, Zaken Sidinei. No princípio. Boletim Ouve Israel, Curitiba, 26 Tishrei 5766 = 29 out. 2005. Disponível em: http://www.israelitas.com.br/boletim/boletimVer.php?%20id=48&nomerosh=. Acesso em: 21

jun. 2012.

 

Evento

Inclui o conjunto dos documentos resultantes de evento (atas, anais, proceedings, entre outros).

Exemplos:

BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a o bjetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.