PESQUISAS EM TEMAS DE CIÊNCIAS MÉDICAS-VOLUME 1

Capa-1.jpg
Apresentação
logo2_openaccess.jpg

Prezad@s,
Satisfação! Esse é o sentimento que vem ao meu ser ao escrever a apresentação deste atraente livro. Não apenas porque se trata do volume 1 da Coleção Pesquisas em Temas de Ciências Médicas, publicado pela RFB Editora, mas pela importância que essa área possui para a promoção da qualidade de vida das pessoas.
Segundo a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), fazem parte dessa área: CLÍNICA MÉDICA, ANGIOLOGIA, DERMATOLOGIA, CANCEROLOGIA, ENDOCRINOLOGIA, CARDIOLOGIA, GASTROENTEROLOGIA, PNEUMOLOGIA, NEFROLOGIA, FISIATRIA, MEDICINA LEGAL E DEONTOLOGIA, ALERGOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICA, HEMATOLOGIA, NEUROLOGIA, PEDIATRIA, DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS, REUMATOLOGIA, SAÚDE MATERNO-INFANTIL, PSIQUIATRIA, ANATOMIA PATOLÓGICA E PATOLOGIA CLÍNICA, RADIOLOGIA MÉDICA, GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA, OFTALMOLOGIA, ORTOPEDIA, CIRURGIA, CIRURGIA PLÁSTICA E RESTAURADORA, CIRURGIA OTORRINOLARINGOLOGIA, CIRURGIA OFTALMOLÓGICA, CIRURGIA CARDIOVASCULAR, CIRURGIA TORÁXICA, CIRURGIA GASTROENTEROLOGICA, CIRURGIA PEDIÁTRICA, NEUROCIRURGIA, CIRURGIA UROLÓGICA, CIRURGIA PROCTOLÓGICA, CIRURGIA ORTOPÉDICA, CIRURGIA TRAUMATOLÓGICA, ANESTESIOLOGIA, CIRURGIA EXPERIMENTAL. Tal área suscita, portanto, uma gama de possibilidades de pesquisas e de relações dialógicas que certamente podem ser relevantes para o desenvolvimento social brasileiro.
Desse modo, os artigos apresentados neste livro - em sua maioria frutos de árduos trabalhos acadêmicos (TCC, monografia, dissertação, tese) - decerto contribuem, cada um a seu modo, para o aprofundamento de discussões na área da Ciência Médica Brasileira, pois são pesquisas germinadas, frutificadas e colhidas de temas atuais que vêm sendo debatidos nas principais universidades nacionais e que refletem o interesse de pesquisadores no desenvolvimento social e científico que possa melhorar a qualidade de vida de homens e de mulheres.
Acredito, verdadeiramente, que a ampla divulgação do conhecimento científico pode mudar para melhor o mundo em que vivemos!
Esse livro é parte da materialização dessa utopia.

Prof. Dr. Ednilson Sergio Ramalho de Souza
Editor-Chefe

Data da atualização:

16 de junho de 2021 00:43:00

FLUXO CONTÍNUO

(Ahead of Print)